QUEDA DE METEORO NA ARGENTINA

terça-feira, 23 de abril de 2013





Bola de fogo no céu da Argentina era meteoro, confirmam astrônomos






Céu fica claro de madrugada por causa de meteoro

"Uma bola de fogo iluminou a noite", descreveram argentinos na madrugada do último domingo, quando por volta das 3h da madrugada uma espécie de explosão iluminou o céu - porém sem atingir a Terra, como aconteceu no dia 15 de fevereiro na Rússia, quando um meteorito caiu na a região dos Urais.


"Rezem", diz diretor da Nasa sobre aproximação de asteroides----LEMBRAM-SE?
O fenômeno pôde ser visto nas províncias de Tucumán, Chaco, Corrientes, Formosa e Catamarca, entre outras. Sergio Toscano, diretor de Investigações Astronômicas e Espaciais da província de Misiones, afirmou que se trata de um meteoro, parte da chuva Liríadas, que chegou ao seu ápice entre o final de domingo e o início da madrugada de segunda-feira.
Especialistas do site Spaceweather afirmaram que "a Terra está entrando em uma corrente de resíduos do antigo cometa Thatcher, fonte da anual chuva de meteoros Liríadas. Em geral, a chuva é leve (10 a 20 meteoros por hora)".
A chuva de meteoros é causada pelo rastro da passagem do cometa. Os detritos da pedra de gelo ficam pelo caminho e, quando a Terra passa por esse rastro, eles queimam na entrada da atmosfera e viram os meteoros.

VEJA OS VÍDEOS
          



------------------------------------------------------------------------------------------------------------


           

------------------------------------------------------------------------------------------------------------





Imagem de vídeo mostra o rastro da queda de um meteorito sobre a cidade de Chelyabinsk, na Rússia. Mais de 1.000 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteoro que atravessou o céu e explodiu em fragmentos sobre a região central da Rússia no dia 15 de fevereiro, lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e danificando prédios. Naquele mesmo dia, um asteroide passou à mais curta distância já registrada da Terra, porém sem causar danos


Compartilhe essa postagem!