DICA: OQUE FAZER QUANDO UMA PESSOA LEVA UMA PICADA DE UM ESCORPIÃO?

sexta-feira, 10 de maio de 2013


OQUE FAZER QUANDO UMA PESSOA LEVA UMA PICADA DE ESCORPIÃO?

Esse tipo assunto em um modo geral é abordado na maioria das vezes com a seguinte orientação  , "assim que ocorrer da pessoa ser picada por um escorpião deve-se pegar o aracnídeo e levá-lo junto com a pessoa picada para o hospital mais próximo" , porém tem algo que muita gente não sabe e eu gostaria de compartilhar com vocês.


SOBRE OS ESCORPIÕES


Os escorpiões possuem duas glândulas de veneno, uma de cada lado do telson, que é o último segmento do pós-abdome (a chamada “cauda”). Nelas são produzidas misturas complexas de muco e várias proteínas, inclusive as neurotóxicas, que interagem com os componentes principalmente das células nervosas de outros animais e são responsáveis pela toxicidade dos venenos escorpiônicos. Essa solução permanece nas glândulas até que estas sejam comprimidas por músculos, quando é expelida por um canal que desemboca próximo ao ferrão. O estímulo para que isso ocorra deriva da necessidade de paralisia de uma presa ou constatação de situação de perigo. Nesta última, há liberação de toda a peçonha armazenada nas glândulas.
As neurotoxinas produzidas pelos escorpiões atuam principalmente estimulando terminações nervosas periféricas (nervos próximos à pele), o que causa sensação de dor. Na maior parte dos casos, os sintomas se restringem nesse ponto. Em casos de maior gravidade ocorre liberação pelo próprio organismo da vítima de substâncias chamadas mediadores químicos, como a adrenalina, a noradrenalina e a acetilcolina, que trazem outras conseqüências graves:
 a adrenalina e a noradrenalina causam aumento da pressão sangüínea, distúrbios do ritmo cardíaco (arritmia cardíaca), redução do diâmetro de vasos sangüíneos (vasoconstrição periférica) e, eventualmente, insuficiência cardíaca, acúmulo de líquido nos pulmões (edema pulmonar) e, finalmente, choque, com a desordem total do sistema circulatório e sua incapacidade de irrigar todos os tecidos do corpo;
 a acetilcolina causa aumento das secreções lacrimal, nasal, salivar, brônquica, sudorípara e gástrica, tremores, contrações musculares involuntárias (espasmos musculares), diminuição do diâmetro das pupilas (miose) e diminuição do ritmo cardíaco.
Segundo o Ministério da Saúde, podem-se classificar os casos de escorpionismo (envenenamentos por picadas de escorpiões) em três níveis segundo sua gravidade: leve, moderado ou grave, conforme descrito na tabela abaixo.
Relação entre gravidade, sintomatologia e uso de soro para casos de acidentes escorpiônicos
Gravidade
Sintomas
Necessidade
de soro
   Leve
Dor e parestesia locais (como sensação de frio, calor, formigamento, etc.)
Não
   Moderada
Dor local intensa associada a uma ou mais manifestações, como náuseas, vômitos, sudorese, salivação, agitação, aumento dos ritmos respiratório e cardíaco (taquipnéia e taquicardia, respectivamente).
Sim
   Grave
Além das citadas na forma moderada, presença de uma ou mais das seguintes manifestações: vômitos profusos e incoercíveis (que não podem ser controlados), sudorese e salivação intensas, prostração, convulsão, coma, redução da freqüência cardíaca (bradicardia), insuficiência cardíaca, acúmulo de líquido no pulmão (edema pulmonar agudo) e choque.
Sim
Casos graves são mais comuns de ocorrerem em crianças devido à maior probabilidade de contato com escorpiões (já que crianças gostam de por as mãos em tudo), menor peso corporal e características internas como maior irrigação sangüínea. Por isso é necessário atenção especial a crianças com menos de 7 anos de idade.

O que fazer se eu levar uma picada de escorpião?

Primeiramente deve-se manter a calma antes de de tudo, logo em seguida tentem pegar o escorpião "de maneira que logo após ele picar não irá muito longe pois fica mais vulnerável após liberar a toxina "veneno" , então corte a cauda dele onde se encontra o ferrão ,depois de ter extraído a cauda vire-o de barriga para cima e faça um corte bem no meio do seu abdomen de maneira que não venha dilacerar as vísceras dele então coloque-o virado com a parte onde foi feito um corte em cima do ferimento da pessoa"local onde foi picado" e deixe ali por um tempo para absorver todo o veneno dele.







Compartilhe essa postagem!


2 comentários: